Serviços Técnico-Pedagógicos

Biblioteca / Centro de Recursos Multimédia

A Biblioteca Maria Amália Vaz de Carvalho teve a sua origem no ano letivo 1906-1907, num espaço (então designado Liceu Maria Pia) no Palácio Valadares, no Largo do Carmo, em Lisboa, começando a funcionar com algumas centenas de monografias e obras de referência. Quando, em 1933, o atual edifício foi inaugurado, a Biblioteca passou a ser um espaço privilegiado da Escola, com cerca de um milhar e meio de livros e uma frequência assídua por parte da comunidade escolar. Em 2011, passou a fazer parte da Rede de Bibliotecas Escolares.

Atualmente, conta com dois espaços distintos: um dedicado ao estudo individual e à pesquisa em suporte livro e outro mais vocacionado para trabalhos de grupo, pesquisa em suporte digital e audiovisual e leitura de periódicos. São dois espaços com valências diferentes, mas ambos confortáveis e convidativos.
Ler mais...

Sala de Estudo

A Sala de Estudo foi criada no ano letivo 1997-98 com o objetivo de proporcionar aos alunos desta escola um local agradável e bem equipado com dicionários, livros de estudo e de exercícios (incluindo exames de anos anteriores), onde podem realizar trabalhos de casa ou de grupo e estudar de forma independente / acompanhada por professores.

Desde o ano letivo 2010-2011 que a Sala de Estudo está a funcionar no Centro de Recursos Multimédia e tem como principal valência a organização das aulas de apoio pedagógico aos alunos com baixo rendimento escolar ou que careçam de apoio especializado.
Ler mais...

Gabinete de Educação Especial

O gabinete de educação especial é uma estrutura de apoio especializado, dotada de meios técnicos e humanos específicos para a realização de tarefas, no âmbito:
  • Do ensino especializado junto de alunos com necessidades educativas especiais;
  • Da aplicação de estratégias e de medidas de reforço ou de complemento curricular (em articulação com os conselhos de turma, com os grupos disciplinares e demais estruturas educativas);
  • Das medidas de inclusão e integração de alunos portadores de deficiência (em particular de alunos com deficiência visual, uma vez que a Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho é uma escola de referência para a integração destes alunos);
  • De apoio e assessoria técnica.
Ler mais...

Equipa do Plano Tecnológico de Educação

A equipa do Plano Tecnológico de Educação tem por missão planear, adequar, articular e levar a cabo as medidas de operacionalização e de potenciação do PTE na Escola.

A equipa do Plano Tecnológico de Educação tem ainda a missão de prestar apoio técnico especializado.

Serviços de Apoio Social Escolar

No âmbito da Ação Social Escolar, os alunos podem beneficiar de apoio social, em função do escalão de apoio em que cada agregado familiar se integra. 

Têm direito a beneficiar dos apoios os alunos pertencentes aos agregados familiares integrados no 1.º e no 2.º escalão, de rendimentos, determinados para efeitos de atribuição do abono de família, nos termos da legislação em vigor à data da atribuição dos mesmos. 

Benefícios
Os alunos podem beneficiar de:
  • Auxílios económicos destinados aos alunos do ensino básico e secundário;
  • Bolsa de mérito destinada a alunos do ensino secundário;
  • Apoio especial no acesso aos computadores pessoais e à banda larga a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Ler mais...