Vertigens

De Sergi Belbel

Estreia
Dia 30 de maio de 2013, no Salão Nobre, às 21:00 horas.

Outras representações
31 de maio às 19:30 horas, 3 de junho às 11:45 horas e 6 de junho às 11:45 horas e às 21:00 horas

Encenação
Pedro Barão

Terrorismo

Dos Irmãos Presniakov

Vladímir Presniakov (n. 1974) e Oleg Presniakov (n. 1969) licenciaram-se na Faculdade de Filologia da Universidade Estatal dos Urais (Universidade Górki, em Ekaterinburg). Ambos deram aulas na mesma universidade (Vladímir de pedagogia e psicologia, Oleg de história da literatura russa e teoria da literatura "Terrorismo" estreou a 7 de Novembro de 2002 no Teatro de Arte de Moscovo, numa encenação de Kirill Serebrennikov. Os Presniakov tornaram-se conhecidos internacionalmente a partir da estreia de "Terrorismo" no Royal Court em Março de 2003, numa encenação de Ramin Gray. Em 2003, a peça foi apresentada na Polónia e na Sérvia; em 2004, há produções programadas na Alemanha, Itália, Austrália e Suécia. 
Ler mais...

Nunca Nada de Ninguém

Adaptação da obra de Luísa Costa Gomes

"Desde a sua estreia em 7 de novembro de 1991 que Nunca nada de ninguém tem tido, no conjunto das peças que escrevi, um destino singularmente feliz. (...) Parece que o texto (...) continua a atrair e a motivar quem continua a gostar de ler e de fazer teatro."
Luísa Costa Gomes
Ler mais...

Paris Hotel

Adaptação da obra de George Feydeau

Em 1965 estreava no Teatro Monumental, pelas mãos do empresário Vasco Morgado, uma verdadeira super-produção para a época, o musical “Paris-Hotel”. Cenários luxuosos, um belo guarda-roupa e um grandioso elenco contribuíram, em muito, para o enorme sucesso desta grande peça teatral. Cerca de 50 atores passavam pelos palcos, sendo o protagonista Henrique Santana. Ao seu lado entravam: Irene Isidro, Costinha, Maria Helena Matos, Henrique Santos, Irene Cruz, Nicolau Breyner, entre muitos outros.

Quarenta e cinco anos depois, o Grupo de Teatro da Escola Secundária Maria Amália de Carvalho leva à cena esta super-produção musical.
Ler mais...

O Quiosque

De Fernado Gomes

Dramaturgo, ator e encenador, Fernando Gomes é considerado um dos valores mais sólidos do teatro independente. 

Estreia 
17 e 18 de abril de 2008, às 21:00 horas no Salão Nobre

Sinopse 
“O Quiosque“ é uma comédia que retrata uma Lisboa bairrista dos anos sessenta. Senhor Lopes, viúvo, ainda jovem, dono de um quiosque famoso em Campo de Ourique, tenta casar a filha para poder gozar a sua liberdade. O desenvolvimento deste plano acaba por envolver uma míriade de personagens improváveis, numa rede que revela a complexidade das relações humanas, num texto leve e divertido que a cada momento nos surpreende.
Ler mais...

Sétimo Céu

Adaptação da obra de Caryl Churchill

Estreia 
31 de maio de 2007, às 21:30 horas no Salão Nobre

Outras representações 
1, 5 e 6 de junho de 2007

Sinopse 
"Sétimo Céu" decorre na África vitoriana, onde Clive, o homem branco, impõe os seus ideais à sua família e aos nativos. Betty, a mulher de Clive, quer ser aquilo que os homens querem que ela seja. Joshua, o criado negro é interpretado por um branco, porque ele quer ser aquilo que os homens brancos querem que ele seja. Edward, o filho de Clive, é interpretado por uma mulher, Harry, o explorador britânico, é interpretado por uma mulher negra. Ellen, a preceptora e Maud, a avó, são interpretadas por duas personagens desdobradas.
Todo o absurdo é uma pertinente crítica a uma sociedade de “aparências”, adaptado do sugerido pela própria autora.
Ler mais...

Grupo de Vanguarda

De Vicente Sanches

O Grupo de Teatro da Escola Maria Amália participou no Festival Europeu de Teatro para Liceus, que decorreu em Marselha entre os dias 30 de março e 4 de abril de 2005 organizado pelo Instituto Superior Cadenelle. Estiveram presentes neste Festival escolas de 9 países da União Europeia (França, Espanha, Grécia, Portugal, Irlanda, Suécia, Polónia, Itália e República Checa).

Foram atribuídos à escola os prémios de Originalidade e de Excelência.
Ler mais...